Mellita:
"O método de preparo de café por meio de filtros de papel é um dos mais comuns no Brasil.
O café que passa por esse tipo de processo costuma ser mais leve, pois o coador retém todos os sólidos. Além disso, é uma bebida doce e com acidez acentuada."
Moka Italiana
"Para preparar um café na Moka Italiana, você deve adicionar a água na base do equipamento até o nível da válvula de segurança. O grão do café deve ter moagem média e ser inserido no compartimento adequado. Quando a água aquece, ela entra em contato com o pó e ambos são impulsionados para a parte superior da cafeteira.
Existem diversos tamanhos e modelos de moka, modo italiano de preparar café, e a bebida preparada nela é encorpada, intensa e tem um final marcante."
Aeropress
"O espresso feito na cafeteira aeropress é um dos métodos favoritos de preparo do café para quem quer praticidade. Feito pela passagem da água quente em alta pressão pelos grãos moídos, o resultado é uma bebida forte e com notas precisas.
Para um melhor resultado final, é necessário se atentar a três processos, são eles: os tipos de torra de café, a moagem e a pressão. Com a torragem longa e a moagem fina, é possível que os grãos tornem-se solúveis, o que aumenta o aroma e sabor da bebida."
Hario V60
"O filtro Hario v60 é semelhante ao Melitta, porém conta com uma abertura maior e com uma espécie de “ranhura” em forma de espiral.
O resultado é uma bebida adocicada e com sabor suave, na qual fica evidente todas as nuances delicadas do café."
Prensa Francesa:
"Com a french press, também conhecida por prensa francesa, a filtragem é feita por meio da separação entre sólido e líquido. Nela, a moagem deve ser mais grossa, uma vez que o utensílio não utiliza filtro de papel, e sim uma tela fina que salienta bastante as características da bebida.
Esse método extrai todo o sabor do café, pois conserva seus óleos essenciais — o que resulta em uma bebida suave e rica em características aromáticas."